quarta-feira, 9 de julho de 2014

Inclusão social












          Projeto Reabilitação em Multimídia junto à Educação

Equipe: Gizelli Torquato
Terezinha Fraga Vieira
Eduardo Amorim
Rosalba Rocha da Silva




























Imbituba  2014












APRESENTAÇÃO



O projeto Reabilitação em Multimídia junto à Educação visa trabalhar a utilização da TIC como ferramenta pedagógica a ser trabalhada por crianças e jovens em nossa Unidade Escolar, trabalhando a Educação Inclusiva com igualdade, incentivando a socialização, respeito e cidadania.
Tem a finalidade de apresentar um ambiente novo e rico em estímulos, onde serão trabalhadas as habilidades motoras, cognitivas, cinestésicas e afetivas por meio de recursos computacionais diversificados.
Trabalhamos a Reabilitação em Multimídia como fonte de estímulos cerebrais, auxiliando no aprendizado, com o intuito de exercitar o cérebro deles, trabalhando as duas mãos, estimulando todo o córtex cerebral, resultando melhor trabalho motor. Visamos à melhoria na qualidade de vida de pessoas, com ênfase neurológica através de recursos computacionais, trazendo benefícios na qualidade de vida do indivíduo.



IDENTIFICAÇÃO DA EQUIPE



Professora: Gizelli Torquato
Área de atuação: Informática
E.E.B Eng.º Álvaro Catão

Professora: Terezinha Fraga Viera
Área de atuação: PENOA
E.E.B Eng.º Álvaro Catão

Professora: Rosalba Rocha da Silva
Área de atuação: Anos Iniciais
E.E.B Eng.º Álvaro Catão

Professora: Eduardo Amorim
Área de atuação: Informática
E.E.B Maria Corrêa Saad

IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO



Reabilitação em Multimídia junto à Educação
Local –  E.E.B Eng.º Álvaro Catão
 Endereço: Aritiano Gonçalves  nº:150  Bairro: Vila Nova Alvorada – Imbituba – SC.
Telefone:(48) 32551968

Parcerias para execução do projeto –  Prefeitura Municipal de Imbituba, Secretária de Educação, APAE Imbituba, Fundação das APAES do Estado(FEAPAES), SAEDE.






JUSTIFICATIVA



A Reabilitação em Multimídia é um método de desenvolvimento intelectual muito eficiente.
Os alunos serão direcionados em atividades de criação e produção literária e estimulados a produzirem suas próprias histórias, como textos, histórias em quadrinhos, poesias, jornais, cartões e também fazendo ilustrações diversificadas a fim de complementar e enriquecer suas produções e criações.
As atividades programadas neste projeto favorecerão ao aluno descobrir suas capacidades e potencialidades. Esta consciência o ajudará a tornar-se mais criativo, autônomo, seguro e motivado em realizar ações com estratégias diversificadas. Além disso, exercitando o cérebro de forma a aumentar as conexões neurais, angariarão inúmeros benefícios.
Este recurso pedagógico será de grande valia, também, no auxílio em todas as disciplinas, pois, como já foi exposto, todo amadurecimento do aluno será visualizado em seu dia a dia na escola, em casa e em todo convívio social.
Ao educador será, igualmente, de grande valor, quando se deparar com o fato de que as novas metodologias que utilizam a Informática, incentivam a produção e o crescimento intelectual, social, afetivo e artístico do aluno.

PÚBLICO ALVO


Alunos incluídos que estejam cursando o Ensino Fundamental.



OBJETIVO GERAL



Fazer uso da Reabilitação em Multimídia, um exercício Cerebral que consiste em um método técnico/científico que ajuda o aluno a desenvolver habilidades, visando à melhoria na qualidade de vida de pessoas portadoras de doenças neurológicas através de recursos computacionais. Trazendo benefícios significativos, melhorando sua qualidade de vida, de forma a deixá-lo com uma vida mais autônoma e satisfatória.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS



• Desenvolver habilidades simultaneamente, tais como, motor, visual, cinestésico, cognitivo, dentre outros;
· Colaborar para o desenvolvimento da memória, atenção, percepção;
• Incentivar e capacitar o aluno a criar estratégias;
· Estimular a criatividade, segurança, autonomia, percepção;
·  Resolução de problemas, lateralidade, organização espacial e temporal
·  Tornar o aluno ciente de seu potencial, desenvolvendo sua autoestima.
· Através de atividades diferenciadas que induzem a estimulação cerebral;
· Trazer o aluno para o convívio com a tecnologia digital e habituá-los ao uso do computador e a Internet como ferramenta pedagógica;
· Promover a utilização educativa das TIC,

Analisar alunos com diferentes comprometimentos, tais como déficit de atenção, hiperatividade, deficiência intelectual, deficiência física e enfim, alunos que apresentam algum comprometimento;
Trabalhar as mesmas atividades de criação de histórias, histórias em quadrinhos, poesias, confecção de personagens e demais atividades com a utilização do computador de maneira igual para todos, porém respeitando sua idade, nível escolar e nível de dificuldade, mas sempre procurando lançar novos desafios.
Auxiliar e ensinar os recursos computacionais que serão trabalhados, ressaltando ainda mais para aqueles que não possuem conhecimento algum em informática. Desta forma poderão aprender a conhecer e explorar vários ambientes virtuais.
Registrar o desempenho de cada criança, avaliando, analisando e relatando para compor os relatórios anuais sobre seu desenvolvimento.



CONTEÚDOS CURRICULARES



LÍNGUA PORTUGUESA
·Comunicação oral.
·Produção Textual.

ARTES
·Desenhos.

INFORMÁTICA
·Processadores de textos;
·Planilhas eletrônicas;
·Internet;
· Programas Educativos;
·Editores de imagens;
·Comunicação virtual e troca de ideias;
·Editor de vídeo.





AÇÕES E OPERAÇÕES



Nossa pesquisa envolverá discentes e docentes da Escola de Educação Básica Eng.º Álvaro Catão. Por meio de atividades desenvolvidas com base na Reabilitação em Multimídia, procuraremos
resultados efetivos quanto ao desenvolvimento intelectual dos discentes envolvidos.
Fazendo uso do computador como ferramenta pedagógica, auxiliando a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno, o uso do computador funciona como um poderoso exercício cerebral e que com o passar do tempo faz com que os alunos apresentem melhoras surpreendentes, incentivando o desenvolvimento de novas habilidades, ou seja, como se algumas gavetinhas que estavam fechadas fossem se abrindo e conquistando novas descobertas e aprendizados.
As atividades programadas neste projeto favorecerão ao aluno descobrir suas capacidades e potencialidades. Esta consciência o ajudará a tornar-se mais criativo, autônomo, seguro e motivado em realizar ações com estratégias diversificadas. Além disso, exercitando o cérebro de forma a aumentar as conexões neurais, angariarão inúmeros benefícios.
Este recurso pedagógico será de grande valia, também, no auxílio em todas as disciplinas, todo amadurecimento do aluno será visualizado em seu dia a dia na escola, em casa e em todo convívio social.

RECURSOS

 Material permanente

• Computador
• Impressora
• Scanner
• Mesa para o computador
•Cadeira para a mesa

Material de Consumo 

• Pen drives
• 10 resmas de papel A4
• 10 cartuchos de tinta para impressora


CRONOGRAMA


Os conteúdos curriculares serão trabalhados em sala de aula pelos professores interligando com o uso das tecnologias.
O projeto tem a duração de dois meses, ocorrendo na primeira semana do mês de Maio, no ano de 2015.
As atividades serão desenvolvidas nas Salas de recursos multifuncionais e informatizada.




AVALIAÇÃO

A avaliação do Projeto Reabilitação em Multimídia junto à Educação ocorrerá sistematicamente durante todo processo de sua realização, ao decorrer do mesmo avaliaremos o método de aplicação e sua prática.
 Não se avaliará conteúdos, mas sim as competências e habilidades desenvolvidas de cada educando.
Acredita-se que esse projeto será inovador porque o seu desenvolvimento envolverá um processo de construção, de participação, de colaboração e articulação.

CONCLUSÃO

A Informática é considerada um importante recurso estimulante para o cérebro, podendo ser considerado um “Exercício Cerebral”. A Reabilitação em Multimídia – Exercício Cerebral promove a capacidade de pensar, produzir e compartilhar de atividades diversificadas estimulando a concentração e atenção, aumentando assim as conexões sinápticas promovendo grande estimulação em todo córtex cerebral simultaneamente.
Através do seu ambiente rico em estímulos o cérebro exibe o crescimento de conexões neuronais auxiliando no tratamento de pessoas que sofrem ou sofreram lesões em partes de seu cérebro, podendo recuperar parcial ou totalmente as funções perdidas; submetendo-se a estimulação mental intensa e diversificada através da Reabilitação em Multimídia também conhecida como Terapia Multimídia. Ela é indicada em diversas situações que englobam todas as idades.




























REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA


http://www.apaesantacatarina.org.br/ Acesso: 27 de setembro de 2014

http://www.fcee.sc.gov.br/ Acesso: 28 de setembro de 2014



Um comentário:

  1. Apresentação do seminário Tecnologia na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC que será apresentado dia 09/10--

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