Projeto Reabilitação em Multimídia
junto à Educação
Equipe: Gizelli
Torquato
Terezinha Fraga
Vieira
Eduardo Amorim
Rosalba Rocha da
Silva
Imbituba 2014
APRESENTAÇÃO
O
projeto Reabilitação em Multimídia junto à Educação visa trabalhar a utilização
da TIC como ferramenta pedagógica a ser trabalhada por crianças e jovens em
nossa Unidade Escolar, trabalhando a Educação Inclusiva com igualdade,
incentivando a socialização, respeito e cidadania.
Tem
a finalidade de apresentar um ambiente novo e rico em estímulos, onde serão
trabalhadas as habilidades motoras, cognitivas, cinestésicas e afetivas por
meio de recursos computacionais diversificados.
Trabalhamos a Reabilitação em Multimídia como fonte de
estímulos cerebrais, auxiliando no aprendizado, com o intuito de exercitar o
cérebro deles, trabalhando as duas mãos, estimulando todo o córtex cerebral,
resultando melhor trabalho motor. Visamos à melhoria na qualidade de vida de
pessoas, com ênfase neurológica através de recursos computacionais, trazendo
benefícios na qualidade de vida do indivíduo.
IDENTIFICAÇÃO DA EQUIPE
Professora: Gizelli
Torquato
Área de atuação:
Informática
E.E.B Eng.º Álvaro
Catão
Professora:
Terezinha Fraga Viera
Área de atuação:
PENOA
E.E.B Eng.º Álvaro
Catão
Professora: Rosalba
Rocha da Silva
Área de atuação:
Anos Iniciais
E.E.B Eng.º Álvaro
Catão
Professora: Eduardo
Amorim
Área de atuação:
Informática
E.E.B Maria Corrêa
Saad
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Reabilitação em Multimídia junto à Educação
Local – E.E.B Eng.º Álvaro Catão
Endereço: Aritiano Gonçalves nº:150
Bairro: Vila Nova Alvorada – Imbituba – SC.
Telefone:(48)
32551968
Parcerias para
execução do projeto – Prefeitura
Municipal de Imbituba, Secretária de Educação, APAE Imbituba, Fundação das
APAES do Estado(FEAPAES), SAEDE.
JUSTIFICATIVA
A
Reabilitação em Multimídia é um método de desenvolvimento intelectual muito
eficiente.
Os alunos serão direcionados em atividades de criação e
produção literária e estimulados a produzirem suas próprias histórias, como
textos, histórias em quadrinhos, poesias, jornais, cartões e também fazendo
ilustrações diversificadas a fim de complementar e enriquecer suas produções e
criações.
As
atividades programadas neste projeto favorecerão ao aluno descobrir suas
capacidades e potencialidades. Esta consciência o ajudará a tornar-se mais
criativo, autônomo, seguro e motivado em realizar ações com estratégias
diversificadas. Além disso, exercitando o cérebro de forma a aumentar as
conexões neurais, angariarão inúmeros benefícios.
Este
recurso pedagógico será de grande valia, também, no auxílio em todas as
disciplinas, pois, como já foi exposto, todo amadurecimento do aluno será
visualizado em seu dia a dia na escola, em casa e em todo convívio social.
Ao educador será, igualmente, de grande valor, quando se
deparar com o fato de que as novas metodologias que utilizam a Informática,
incentivam a produção e o crescimento intelectual, social, afetivo e artístico
do aluno.
PÚBLICO ALVO
Alunos incluídos
que estejam cursando o Ensino Fundamental.
OBJETIVO
GERAL
Fazer uso da Reabilitação em
Multimídia, um exercício Cerebral que consiste em um método técnico/científico
que ajuda o aluno a desenvolver habilidades, visando à melhoria na qualidade de
vida de pessoas portadoras de doenças neurológicas através de recursos
computacionais. Trazendo benefícios significativos, melhorando sua qualidade de
vida, de forma a deixá-lo com uma vida mais autônoma e satisfatória.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
•
Desenvolver habilidades simultaneamente, tais como, motor, visual, cinestésico,
cognitivo, dentre outros;
·
Colaborar para o desenvolvimento da memória, atenção, percepção;
•
Incentivar e capacitar o aluno a criar estratégias;
·
Estimular a criatividade, segurança, autonomia, percepção;
· Resolução de problemas, lateralidade,
organização espacial e temporal
· Tornar o aluno ciente de seu potencial,
desenvolvendo sua autoestima.
·
Através de atividades diferenciadas que induzem a estimulação cerebral;
·
Trazer o aluno para o convívio com a tecnologia digital e habituá-los ao uso do
computador e a Internet como ferramenta pedagógica;
·
Promover a utilização educativa das TIC,
Analisar
alunos com diferentes comprometimentos, tais como déficit de atenção,
hiperatividade, deficiência intelectual, deficiência física e enfim, alunos que
apresentam algum comprometimento;
Trabalhar
as mesmas atividades de criação de histórias, histórias em quadrinhos, poesias,
confecção de personagens e demais atividades com a utilização do computador de
maneira igual para todos, porém respeitando sua idade, nível escolar e nível de
dificuldade, mas sempre procurando lançar novos desafios.
Auxiliar
e ensinar os recursos computacionais que serão trabalhados, ressaltando ainda
mais para aqueles que não possuem conhecimento algum em informática. Desta
forma poderão aprender a conhecer e explorar vários ambientes virtuais.
Registrar
o desempenho de cada criança, avaliando, analisando e relatando para compor os
relatórios anuais sobre seu desenvolvimento.
CONTEÚDOS CURRICULARES
LÍNGUA PORTUGUESA
·Comunicação
oral.
·Produção
Textual.
ARTES
·Desenhos.
INFORMÁTICA
·Processadores
de textos;
·Planilhas
eletrônicas;
·Internet;
·
Programas Educativos;
·Editores
de imagens;
·Comunicação
virtual e troca de ideias;
·Editor
de vídeo.
AÇÕES E OPERAÇÕES
Nossa pesquisa
envolverá discentes e docentes da Escola de Educação Básica Eng.º Álvaro Catão.
Por meio de atividades desenvolvidas com base na Reabilitação em Multimídia,
procuraremos
resultados efetivos
quanto ao desenvolvimento intelectual dos discentes envolvidos.
Fazendo uso
do computador como ferramenta pedagógica, auxiliando a aprendizagem e o
desenvolvimento do aluno, o uso do computador funciona como um poderoso
exercício cerebral e que com o passar do tempo faz com que os alunos apresentem
melhoras surpreendentes, incentivando o desenvolvimento de novas habilidades,
ou seja, como se algumas gavetinhas que estavam fechadas fossem se abrindo e
conquistando novas descobertas e aprendizados.
As
atividades programadas neste projeto favorecerão ao aluno descobrir suas
capacidades e potencialidades. Esta consciência o ajudará a tornar-se mais
criativo, autônomo, seguro e motivado em realizar ações com estratégias
diversificadas. Além disso, exercitando o cérebro de forma a aumentar as
conexões neurais, angariarão inúmeros benefícios.
Este
recurso pedagógico será de grande valia, também, no auxílio em todas as
disciplinas, todo amadurecimento do aluno será visualizado em seu dia a dia na
escola, em casa e em todo convívio social.
RECURSOS
Material permanente
•
Computador
•
Impressora
•
Scanner
•
Mesa para o computador
•Cadeira para a mesa
Material de Consumo
Material de Consumo
•
Pen drives
•
10 resmas de papel A4
•
10 cartuchos de tinta para impressora
CRONOGRAMA
Os
conteúdos curriculares serão trabalhados em sala de aula pelos professores
interligando com o uso das tecnologias.
O projeto tem a duração de dois meses,
ocorrendo na primeira semana do mês de Maio, no ano de 2015.
As atividades serão desenvolvidas nas
Salas de recursos multifuncionais e informatizada.
AVALIAÇÃO
A avaliação do Projeto Reabilitação em
Multimídia junto à Educação ocorrerá sistematicamente durante todo processo de
sua realização, ao decorrer do mesmo avaliaremos o método de aplicação e sua
prática.
Não se avaliará conteúdos, mas sim as
competências e habilidades desenvolvidas de cada educando.
Acredita-se que esse projeto será
inovador porque o seu desenvolvimento envolverá um processo de construção, de
participação, de colaboração e articulação.
CONCLUSÃO
A
Informática é considerada um importante recurso estimulante para o cérebro,
podendo ser considerado um “Exercício Cerebral”. A Reabilitação em Multimídia –
Exercício Cerebral promove a capacidade de pensar, produzir e compartilhar de
atividades diversificadas estimulando a concentração e atenção, aumentando
assim as conexões sinápticas promovendo grande estimulação em todo córtex
cerebral simultaneamente.
Através
do seu ambiente rico em estímulos o cérebro exibe o crescimento de conexões
neuronais auxiliando no tratamento de pessoas que sofrem ou sofreram lesões em
partes de seu cérebro, podendo recuperar parcial ou totalmente as funções
perdidas; submetendo-se a estimulação mental intensa e diversificada através da
Reabilitação em Multimídia também conhecida como Terapia Multimídia. Ela é
indicada em diversas situações que englobam todas as idades.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
http://www.reabilitacaomultimidia.com.br/index.php
Acesso: 24 de setembro de 2014
http://www.apaesantacatarina.org.br/
Acesso: 27 de setembro de 2014
http://www.fcee.sc.gov.br/
Acesso: 28 de setembro de 2014
Apresentação do seminário Tecnologia na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC que será apresentado dia 09/10--
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